sábado, 31 de janeiro de 2009

Técnica que reutiliza sangue do paciente chega a AL

MATÉRIA PUBLICADA EM: 06/11/2008

Nada de transfusões utilizando o sangue de doadores: agora já é possível submeter-se a uma cirurgia com a tranqüilidade de poder reaproveitar o próprio sangue perdido no momento da intervenção. Graças a uma técnica inovadora que acaba de chegar a Alagoas, na própria mesa cirúrgica o paciente é conectado a um recuperador intraoperatório sanguíneo, equipamento que capta, lava, filtra e reintroduz o sangue simultaneamente ao trabalho da equipe de cirurgiões.

"Além de garantir muito mais segurança ao paciente, a técnica é uma novidade importante para ajudar a aliviar a demanda pelos bancos de sangue", afirma o responsável pelo Banco de Sangue do Hospital do Açúcar, o hematologista e hemoterapeuta Wellington Moura Galvão, que acaba de implantar a técnica da recuperação intra-operatória de sangue no hospital.
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros fazem doações regulares de sangue. O número está longe do ideal que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de que 3% a 5% da população adulta de cada país seja doadora. Além do pequeno número de doadores, que tornam escasso o estoque dos bancos de sangue de todo o país, os riscos de contaminação decorrente de receber sangue de outros faz com que um número cada vez maior de estudos já se preocupem em encontrar alternativas às transfusões.
A recuperação intra-operatória de sangue pode servir para a maioria dos procedimentos cirúrgicos, como as cirurgias vasculares, cardíacas, ortopédicas e até o transplante de órgãos, como o hepático. "A máquina só não é recomendada para cirurgias que apresentem riscos de re-contaminação, como as oncológicas, por exemplo", diz Wellington Galvão.
A utilização do sangue do próprio paciente anula o risco de infecção por doenças que poderiam ser contraídas nas transfusões, como a AIDS e as hepatites B e C, por exemplo. De acordo com Wellington, atualmente, apesar de todo o cuidado na análise das amostras sanguíneas dos doadores, o sangue ainda é um grande meio de transmissão de doenças.
Outro risco das transfusões é o sistema imunológico do paciente rejeitar o sangue doado – assim como ocorre nos transplantes de órgãos. Em alguns casos, pode ocorrer uma complicação clínica grave, a lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (Trali). Nos Estados Unidos e no Reino Unido, essa lesão foi a principal causa de morte associada à transfusão de sangue.
Por livrar o paciente de todos esses riscos, o recuperador intra-operatório sanguíneo é bem-vindo nos centros cirúrgicos – principalmente pelas Testemunhas de Jeová, que não aceitam receber sangue de outras pessoas. Para os seguidores dessa religião, a transfusão é proibida pela lei divina. "Muitos dos seus seguidores já cancelaram cirurgias importantes ao saberem que a transfusão de sangue era necessária", comenta Wellington.
A manicure Maura de Araújo, 47 anos, Testemunha de Jeová, sentiu na pele a falta de alternativas para a transfusão. "Quando precisei me operar, o médico disse que, se eu não concordasse com a transfusão de sangue, era possível que não saísse da sala de cirurgia. Tentou me convencer de todas as maneiras, mas, como minha religião não permite, relutei até o fim", desabafa Maura.
A manicure informou-se e descobriu a possibilidade de fazer a cirurgia mesmo sem a transfusão. "Depois de tomar remédio e comer alimentos com ferro para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos, voltei no primeiro médico e disse para marcar a cirurgia, mas que ele esquecesse a transfusão", diz Maura, que reconhece a importância de outras opções às transfusões.
"Se, na época, já houvesse essa técnica em Maceió, não precisaria ter me 'aperriado' tanto, pensando que talvez pudesse morrer. Ela demorou para chegar, mas, caso precise de outra cirurgia, vou tranqüila para o centro cirúrgico", finaliza Maura.
Além do recuperador intra-operatório sanguíneo, ainda há outras opções para evitar as tranfusões de sangue. Entre elas, as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (como, por exemplo, as videocirurgias), a administração de eritropoietina (hormônio que estimula a produção de glóbulos vermelhos) ou de "substitutos do sangue" (como expansores do sangue e transportadores de oxigênio) e o sangue autólogo (doado pelo próprio paciente antes da cirurgia).

Fonte

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Pioneiro de Chernobyl - Experiência contada no Congresso Ensino Divino

Primeiro vê as duas fotografias e depois lê… não é uma historia muito longa mas é um bom exemplo para todos nós… Não temos de desanimar nunca!!!!

sasha1 sasha2

Você apreciará muito mais se olhar primeiro as fotografias e depois lêr a historia. Uma das imagens é dum rapazinho. Olhe para ele… Ele na realidade tem 21 anos de idade e é um pioneiro regular, e assiste à escola de pioneiros em Kiev, Ucrânia. O seu nome é Sasha e é um exemplo a seguir. A maneira como ele aprendeu a verdade é muito interessante. Uma das nossas irmãs pregou a irmã de Sasha no ministério.
Ela começou a estudar e Sasha assistia ao estudo da sua irmã. Tudo isto começou à 3 anos atrás. A irmã que dava o estudo a irmã de Sasha começou a pensar, que seria muito bom que este menino (ele aparenta ter uns 4 anos de idade) tivesse um estudo particular, mas ela reparou que o menino percebia muito bem o que escutava. Ela ficava espantada pelos comentários e pela inteligência que demonstrava ter. Um dia, começou a reparar nas fotografias da casa e reparou que a irmã de Sasha, com quem ela estudava, estava muito novinha, mas Sasha estava igual, com o mesmo tamanho… ela começou a fazer perguntas e descobriu que Sasha era mais velho que a sua irmã… na altura ele tinha 18 anos!

Sasha tinha 4 anos quando o desastre de Chernobyl aconteceu e ele parou de crescer nesse mesmo ano. Muitos meninos receberam tratamento e ajudou, mas os seus pais eram muito pobres e alcoólicos e nunca conseguiu receber a ajuda que precisaria para melhorar.
Sasha é uma pessoa diferente, ao seu problema se acrescenta ser gago, mas isso não o desanima, tudo o contrario… ele é muito zeloso no seu ministério y adora a Jeová de todo o seu coração. Baptizou-se dois anos atrás e é pioneiro regular.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Betel de Cuba

A casa Betel esteve fechada durante 20 anos devido a proscrição desde o ano de 1974 até o ano de 1994.

Quando finalmente reabriu as portas em 1994 havia muito trabalho para fazer.Conheça esse importante centro da adoração verdadeira em Cuba.

Esta é a atual casa Betel de Cuba:

1870002229_0f33fcd086 Como você vê é isso: 'uma casa' e embora pareça mentira, é daqui que se atende as necessidades espirituais de quase 90 mil publicadores. Como poderá ver a seguir, é um esforço enorme o que os nossos abnegados irmãos fezem. Atualmente a casa tem três andares e vai aumentando dentro do que é possível. Façamos uma breve visita pelas suas dependências:

Esta é a recepção:

1870080853_3c79135ed3

Como muitos de nossos irmãos não têm aparelhos de vídeo, alguns veêm a Betel para assistir aos videos da Sociedade, como a mãe e seus filhos que estão na foto.

Aqui já começamos a visita com o irmão que nos guia. Como pode ver os corredores são muito estreitos.

1870009211_3c34ccd009 1870905688_2acf9d1c91 Vejamos agora alguns departamentos:

Lavanderia

1870068645_27bbe71e31

A lavanderia fica no terraço, ao ar livre, por razões obvias. Uma vez que aqui faz muito calor e é úmido, as vezes sofocante. A lavanderia precisa de boa ventilação.

1870032835_f6d9b6d290

A roupa é passada à mão e todo é feito de maneira quase artesanal. Os irmãos podem deixar até 12 peças de roupa por semana. Cada betelita lava sua roupa íntima.

A impressão:

1870027853_a38e837925 1870026579_1fb1b594c9

A impressão é feita numa offset antiga. As revistas são impressas em duas cores. Como podem ver nessa foto atrás do irmão, a máquina puxa folha por folha para imprimir. O governo permite imprimir uma revista Sentinela para cada publicador e uma Despertai! por familia. Recentemente tiveram que arrumar a impressora e solicitaram permissão para o governo, para trazer temporareamente as revistas do México, o que foi autorizado e os irmãos receberam algumas edições coloridas. Agora, a impressora foi arrumada e funciona novamente. Mas é relevante que enquanto o México demora 1 hora para imprimir 90.000 revistas aqui demora vários dias. Tudo é manual. Um trabalho árduo.

Repare no departamento de despacho:

1870849286_d968f8ae01 1870023199_06e25ef2fd

Que é pequeno, mas é daqui que se organiza e distribui as revistas por todo o país.

Refeitório:

1870006757_d138b73693

Este é o refeitório para 104 betelitas. Aqui também estudam A Sentinela. Como é de se esperar, os betelitas não moram na casa Betel, pois literalmente não tem lugar. Alguns moram em casa próprias e outros em casas alugadas. Quase ninguém tem carro, sendo a bicicleta o meio de transporte mais utilizado. Alguns irmãos moram num raio de 5 Km, outros mais longe ainda. Um casal nos contou que eles moram bem longe de Betel e que há algum tempo tinham que levantar às 5 da manha para chegar a tempo para a consideração matutina. O irmão carregava a sua esposa na garupa da bicicleta. A esposa abraçava sue marido pela cintura, de maneira que se durante o percurso ela dormisse, ele imediatamente ia sentir e acordá-la para que não caísse da bicicleta. Agora felizmente o governo autorizou Betel para comprar um micro ônibus, que vai buscar os irmãos que moram mais longe. Outros, moram em casas que tem só um banheiro e devem se organizar muito bem. Cada um tem um horário para usar o banheiro de manhã. A questão é que todos devem chegar a tempo para o café da manhã.

Aqui está o meio de transporte mais utilizado pelos betelitas:

1870912296_57c62911d8

As bicicletas! e quanto ajuda para manter a forma!

Quais são os veículos que Betel possui?

1870826332_b2a0570ce2 1869997321_ece2bb0290

Pois aqui estão!! São automóveis dos anos 50 e 52!!! É claro que os irmãos muito bondosos nos permitiram entrar neles. Estão originais e em boas condições!!

E além disso têm dois caminhões:

1870827532_928872d087

Este é um deles com os quais distribuem as revistas em todo o país.

Como podem atender quase 90 mil publicadores literalmente através de 'uma casa'? Acredito que a maioria dos betelitas de outros países que vivem em instalações maiores e que sabem todo o trabalho que envolve um Betel concordam comigo ao dizer que: 'é um milagre'. Só Jeová pode fazer acontecer essas coisas. Por outro lado, minha esposa e eu, ficamos sumamente impressionados com o exemplo de abnegação de cada um dos Betelitas de Cuba, que carecem de recursos e têm uma imensa dificuldade para superar e com a ajuda de Jeová conseguem atender os interesses espirituais de todos os irmãos da ilha. A verdade é que devemos orar a Jeová, para que ajude os nossos irmãos a fazer uma filial maior de acordo com o crescimento que têm.

Há um grande potencial de crescimento, levando em cinsideração que dirigem 130 mil estudos. Sem dúvida o trabalho que os irmãos fazem na obra de pregar é elogiável. Que Jeová os abençoe, os cuide e os proteja para que sigam em frente com a obra de declarar seu nome a todas as pessoas do território.

Site Destaca As Testemunhas de Jeová Sob o Ataque Nazista

As testemunhas de Jeová enfrentaram perseguição intensa sob o regime azista. Ações contra o grupo religioso e seus membros individuais duraram entre os anos nazistas de 1933 a 1945. Diferentemente dos judeus e dos sinti e roma (”ciganos”),
perseguidos e mortos em virtude de seu nascimento, as testemunhas de Jeová tiveram a oportunidade de serem poupados, caso decidissem assinar um termo, renunciando sua fé. A esmagadora maioria ficou do lado da verdade e perseverou sob prova.

Visite o site em inlgês

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fim do império dos EUA anunciado para 2025

Estados_Unidos_003_dh_mk Relatório do National Intelligence Council prospectiva tempos difíceis

00h29m

ORLANDO CASTRO

Barack Obama ainda não tomou posse e já tem na secretária um relatório que afirma estar o Poder dos EUA (económico, militar e político) a dar as últimas. Mais 20 anos e o império norte-americano encerra para balanço.

O National Intelligence Council (NIC), entidade norte-americana que coordena o trabalho de todas as agências de inteligência do país, revelou um relatório demolidor a médio prazo para o império dos EUA. Desde logo, afirma que a actual crise financeira é apenas o início de uma radical mudança na economia mundial, com a transferência do histórico poderio do Ocidente para o Oriente e, é claro, com o enfraquecimento inevitável do dólar.

"Os próximos 20 anos serão de transição para um novo sistema, para uma nova ordem mundial, onde os riscos serão grandes e difíceis de antever", diz o relatório "Global Trends 2025" ("Tendências Mundiais 2025").

De quatro em quatro anos, ou seja, sempre que há eleições presidenciais nos EUA, é elaborado um relatório deste tipo, se bem que este abarque um período prospectivo mais alargado. O documento cobre todas as áreas consideradas vitais para os EUA e, neste caso, para além de prever que até 2025 o Mundo será um lugar muito mais perigoso, evidencia igualmente que as populações mais pobres, sobretudo de África, terão ainda mais dificuldades a nível alimentar.

Apesar do retrato pouco animador, o NIC acredita que os EUA continuarão a ser o país mais poderoso do Mundo, embora perdendo pontos para países tão diversificados como a China, a Índia, o Brasil e o Irão.

A União Europeia é analisada como um gigante adormecido que, neste espaço de tempo, terá dificuldades em acordar devido às divisões internas e ao processo de alargamento a países com estruturas muito diferentes.

Segundo o NIC, a passagem de um mundo com duas superpotências para um sistema multipolar é geradora de mais conflitos.

No horizonte de 2025, o relatório aponta que o aquecimento global, bem como a escassez de recursos, estarão "inevitavelmente" na origem de novas guerras. A esta análise o NIC junta a disseminação de armas nucleares em países considerados "párias" e em grupos terroristas.

Thomas Fingar, director do NIC, diz que está nas mãos dos líderes mundiais conseguirem ser uma solução para o problema e não, "como se vê um pouco por todo o lado", um problema para a solução.

Fonte

Estande com publicações disponíveis aos índios nativos americanos.

Queridos manos e manas, Estas fotos foram tiradas em Toronto, no Canadá no 15 º Festival anual Aborígines in the Sky Dome em 28 de Novembro e 29 de 2008. Este foi um estande montado pelas Testemunhas de Jeová , mostrando as publicações disponíveis nas diferentes línguas nativas. Todos os irmãos e irmãs que se ofereceram para trabalhar no estande foram Ìndios nativos Americanos, e ficaram maravilhados com a resposta do público!

untitleduntitled2

image003 image004 image005 image006 image007 image008

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Relatos de Experiências dos Irmãos de Santa Catarina Sobre as Enchentes

Experiência do irmão Paulo da congregação Nilo Bittencourt de Itajaí."Senti as pessoas desoladas sem saber para onde ir. Mas nós sabíamos para onde ir (Salão de Assembléias). Aqui não parece que aconteceu nada, parece o paraíso." Experiência da senhora Cristina, moradora de Itajaí, que pertence à igreja CEI.A senhora Cristina foi resgatada por nossos irmãos. Quando chegou ao salão de assembléias, perguntou-se "Onde estão os meus irmãos (se referindo aos seus companheiros de sua religião)? Isso que vocês chamam de salão de assembléias é o paraíso".

Experiência da senhora Rosilene, moradora de Itajaí, que pertence à igreja Assembléia de Deus.A senhora Rosilene disse que os pastores de sua igreja dizem para não atender as Testemunhas de Jeová nas suas portas, porém ela percebeu que as Testemunhas de Jeová são uma grande família. Agora, ela e seus filhos vão estudar a bíblia e procurar o que é melhor para a sua família. Experiência da senhora Kelly, moradora de Itajaí.Ela diz: "Fiquei de manhã até o início da noite pedindo ajuda do resgate, mas as pessoas passavam de barco, prometiam voltar e não voltavam para me buscar. Porém quando as Testemunhas de Jeová me avistaram precisando de ajuda, na mesma hora me resgataram e levaram para o salão de assembléias." Chegando ao salão ela disse: "Estou impressionada, tudo é feito com ordem, as Testemunhas de Jeová são muito atenciosas com todos, inclusive com os que não são Testemunhas de Jeová. Tudo é feito com muito amor." Seu marido aceitou um estudo da Bíblia e ela também estudará conosco. Declaração do irmão Paulo Roberto Fabris, congregação Nilo Bittencourt de Itajaí."Obrigado senhor Jeová, muito obrigado, pelo senhor cuidar tão bem de nós! Por favor, continue nos perdoando. Senhor Jeová eu amo sua organização, eu amo profundamente meus irmãos. Dê-nos força para que sempre possamos fazer sua vontade. Amém."

29/11/08 – EXPERIÊNCIAS. Experiência da irmã Juraneide Rebouças de Souza (Neide), congregação Verde Vale de Itajaí, 21 anos Test. de Jeová.A irmã Neide e mais dois irmãos carnais são Testemunhas de Jeová, e sua família são opositores exceto um irmão. Seu irmão mais velho, o senhor João Rebouças sempre foi opositor, inclusive sua esposa e seu filho católico. Nunca aceitaram Testemunhas de Jeová na sua porta e ainda os criticavam. Quando começaram as chuvas e as cheias no sábado dia 22/11/2008, no domingo a casa deste senhor tinha ficado inundada, e eles esperando resgate no andar de cima. Seu irmão carnal, que é testemunha de Jeová, o irmão José Rebouças Neto, insistiu com seu irmão opositor a ir embora para o Salão de Assembléias de Itajaí, e ele só aceitou ir na segunda-feira à tarde. Na terça-feira depois do estudo de livro de congregação o senhor João, sua esposa Maria e a filha Débora, estavam emocionados, inclusive chegaram a chorar, e disseram que nunca tinham visto nada igual e o senhor João chegou a dizer que estudaria a Bíblia "com esse pessoal". A irmã Neide então disse a ele: "Muito bem, agora você terá chance de ver seu filho na ressurreição (filho que seu João perdeu há alguns meses). A partir daí sempre em todas as orações antes das refeições eles se emocionavam e a esposa e o filho católico se voluntariaram para ajudar. A dona Maria ligou para outra parente que também é opositora e falou que as Testemunhas de Jeová fizeram tudo por ela e que estava se sentindo num hotel devido ao excelente atendimento e união entre todos os irmãos; que ela nunca tinha visto isso em nenhuma outra religião. A família de descrentes foram embora para casa na quinta-feira dia 27/11/2008, mas a filha Débora ficou até sábado com suas duas filhas. Seus vizinhos da frente, um casal de idosos, tinham sido resgatados no domingo e foram levados para o colégio católico São José. No dia 28/11/2008, uma freira trouxe o casal de volta, mesmo com a residência em condições precárias, sem ser limpo depois da enchente. Quando seu João viu isto ficou revoltado e gritou que as Testemunhas de Jeová jamais fariam isso. Assim, ligou para a defesa civil e para a polícia, foi boletim de ocorrência, e assim seu João chamou seu irmão Testemunha de Jeová para levar os idosos para o Salão de Assembléias. Porém a freira resolveu levar os idosos de volta pro Colégio. Tanto a irmã Neide, quanto o irmão José, embora tenham sofrido com a calamidade, estão muito felizes por tudo o que nossos queridos irmãos fizeram por eles e sua família descrente, e por tudo isso ter acontecido, sua família que era opositora recebeu um grande testemunho e inclusive estão mudando de opinião a respeito das Testemunhas de Jeová. A irmã Neide confessa que antes temia a grande tribulação, mas agora não, porque viu a união entre os irmãos e assim se sente forte emocional e espiritualmente.

A irmã Maria Luiza e sua estudante relataram que uma senhora não Testemunha de Jeová, que foi acolhida por nós, ao voltar para limpar seu lar que foi pouco atingido, contou com entusiasmo onde estava abrigada detalhando que recebera tudo o que precisava desde escova de dente e sabonete até roupas e sapatos e falou das instalações do nosso salão de assembléias, elogiando banheiros, banhos quentes, tudo, tenho coisa aqui que melhor do que em casa. Perguntaram onde era e ela disse que havia ficado "La nos Jeovás". Os vizinhos a chamaram de mentirosa dizendo que estava vendo coisa onde não tinha, que estava inventando mais do que é. Continuou afirmando que era verdade mas não acreditaram.

Outro irmão nosso relatou que ouviu um senhor conversando no celular na praça de alimentos. Seguindo: "Olha rapaz eu estou numa colônia de férias, ... aqui rapaz, aqui na Itaipava, nesse local aqui das testemunhas de Jeová! ... Sério rapaz temos comidas à vontade, roupa lavada, muita ordem é impressionante, sério..."

Impressionante foi o que aconteceu na manhã de sábado. Por volta das 7:00 horas, começaram a chegar irmãos para participar da limpeza da casa de nossos irmãos que foram afetados. Um verdadeiro batalhão de irmãos e irmãs, a maioria já preparada com botas e capas de chuvas, baldes, vassouras etc.Não exagerando, suponho mais de duzentos irmãos, mais uns cem irmãos que sofreram a enchente, estavam a postos para o trabalho. Foi realmente incrível o que aconteceu... e isso só acontece graças a uma pessoa que torna tudo isso possível, Jeová nosso amoroso Pai Celestial.

Uma senhora evangélica Sra. Anita, quando conversei com ela perguntando se estava sendo bem tratada, eis sua resposta: "aqui vocês tem o amor de Deus, aqui a gente nota isso todos são alegres e amorosos, ... nós também temos o amor de Jesus, mas aqui tem o amor de Deus."Referindo-se ao local, disse: "na nossa igreja não tem nada disso, os pastores não ligam pra gente! Vocês estão de parabéns por tudo o que tem feito".

Eu (Daniel Kalkmann) estava ouvindo a conversa de uma pessoa ao celular onde a pessoa dizia provavelmente para um parente seu: "Eu estava com minha casa cheia de água e varias pessoas passando e ninguém me dava ajuda. Os primeiros que passaram e me estenderam a mão eu aceitei e vim parar em uma sede das testemunhas de Jeová. Aqui eu tenho água, comida, banho quente, colchão, itens de higiene pessoal, aqui estou sendo bem tratada. Estou melhor do que se estivesse em um hotel. Fiquem tranqüilos que estou muito bem.

Segundo a irmã Marilene, (Daniel Kalkmann) uma senhora que havia procurado ajuda em vários lugares sem sucesso procurou ajuda das testemunhas de Jeová e ganhou uma cesta básica prometeu que vai se tornar uma testemunha de Jeová.