quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Hospital investe em clientes evangélicos

image00111 O Hospital Panamericano, em São Paulo, é um dos únicos na cidade a dispor de atendimento médico dentro dos princípios filosóficos e éticos ditados por membros da seita Testemunha de Jeová. O hospital montou uma equipe de profissionais especialmente preparada para esse atendimento, além de manter os recursos para procedimentos sem o uso de sangue, um dos dogmas desses fiéis. No Brasil existem aproximadamente 600 mil Testemunhas de Jeová, sendo que 150 mil vivem em São Paulo, segundo a Associação de Tes-temunhas de Jeová. Uma das características dos adeptos dessa religião é a não aceitação de transfusão de sangue em decorrência de tratamentos médicos. Seguindo à risca esse princípio, eles buscam alternativas ao uso de sangue, hoje já desenvolvidas pela medicina, porém, ainda, pouco utilizadas por médicos e centros hospitalares.
"Sabemos que cada paciente tem suas crenças e valores e isso precisa ser respeitado. Hoje, os avanços da medicina e a conscientização de nossos médicos nos possibilitam garantir um atendimento adequado ao paciente, sem ferir os princípios religiosos de cada um", comenta Miriam Leme, responsável pela área admi-nistrativa do hospital.
Para tanto, o Panamericano implantou novas rotinas. Assim que se internam, os pacientes recebem uma pulseira verde (os demais ganham braceletes brancos), uma ficha clínica e a carteira com carimbo verme-lho, avisando sobre a restrição à transfusão. Entre os recursos destinados às Testemunhas de Jeová encontram-se desde técnicas para expandir o volume de líquidos no organismo e estimular o crescimento e o desenvolvimento das células sanguíneas (uso de soro, ácido fólico e substâncias como a eritropoetina, entre outros) até cirurgias menos invasivas, como a laparoscopia. Outra alternativa é o reaproveitamento do sangue do paciente, durante a cirurgia, por meio de um aparelho Cell-Saver, responsável pela filtragem do sangue.
Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, o Hospital Panamericano possui um centro de terapia intensiva geral e outro com unidade coronariana. Tem 120 leitos e realiza por mês cerca de seis mil atendimentos e 900 internações.

Edgard Bispo de Angelis
Av. Brig. Faria Lima, 2.277 - Conj. 602.
CEP: 01452-000 – São Paulo - SP
Tel.: 55 11 2185-0936
Fax: 55 11 2185-0949

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Encontro das Testemunhas de Jeová reuniu fiéis na Praça Saraiva

Publicado dia 04/02/09, Jornal Agora, Rio Grande - RS.

Domingo foi um dia destinado à fé para as Testemunhas de Jeová. Cerca de 1.500 religiosos estiveram no Ginásio de Esportes da Praça Saraiva. O encontro reuniu fiéis das 8 congregações do Rio Grande e diversas pessoas de municípios vizinhos.
A cada ano, o encontro tem um tema diferenciado, sendo o foco deste ano a pregação e ensino da Bíblia que é realizado mundialmente pelos seguidores desta religião. O evento se iniciou com a ordenação de novos ministros e com a palestra de 11 oradores das congregações rio-grandinas. A atividade seguiu durante todo o dia com uma programação diversificada que incluiu discursos, demonstrações e entrevistas destacando a importância e a urgência da divulgação da mensagem bíblica, por meio de incentivo, orientação e treinamento para jovens, adultos e idosos.
Segundo Carlos Souza, do Departamento de Notícias dos Testemunhas de Jeová do Rio Grande, esse tipo de atividade é muito importante para os religiosos, pois, segundo os estudos na Bíblia, livro sagrado para os religiosos que realizam em suas congregações, é uma ação muito pertinente nos dias atuais, em que as pessoas se deparam com grandes tragédias mundiais. “De acordo com a Bíblia, esse estudo é urgente”, enfatizou.
Os Jeovás, além de fazerem o estudo do livro sagrado, recebem duas revistas de circulação mundial. Sendo a “Sentinela”, quinzenal, com a abordagem direcionada para os temas bíblicos, editada em 172 idiomas; e a “Despertar”, com assuntos relacionados a temas polêmicos do mundo todo, como por exemplo, a água potável no planeta, sendo esta segunda de publicação mensal e editada em 92 línguas.

Joana Bendjouya

Fonte

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Salão de Assembleias da Italia é o Maior da Europa

Em 09/Jun/2007, Ocorreu a Dedicação do Salão de Assembléias em Medole, Itália. O discurso da dedicação foi proferido pelo irmão Theodore Jaracz, membro do Corpo Governante. Este salão é agora o maior da Europa.

DSC_0976 DSC_0980

DSC_0995

DSC_0986

SH100214

SH100228

SH100267

SH100325 SH100350 SH100396

SH100476

SH100544

SH100608

SH100613 SH100628

SH100639