quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As crianças nascem crentes em Deus, afirma acadêmico

Telegraph.co.uk

Por Martin Beckford, Correspondente de Assuntos Religiosos

oração

De acordo com um académico, as crianças “nascem crentes” em Deus e não adquirem simplesmente crenças religiosas através de instrução.

Dr. Justin Barrett, um investigador sénior de Antropologia e Mente na Universidade do Centro de Oxford, afirma que os jovens têm uma predisposição para acreditar num Ser Supremo porque assumem que tudo no mundo foi criado com uma finalidade.

Ele diz que crianças pequenas têm fé mesmo quando não foram ensinadas sobre ela pela família ou na escola, e argumenta que mesmo aqueles criados sozinhos numa ilha deserta viriam acreditar em deus.

“A prepoderância da evidência científica por volta dos ultimos 10 anos tem mostrado que muito mais parece ser formado no desenvolvimento natural da mente das crianças do que nós pensámos antes, incluindo a predisposição para ver o mundo natural como criado e com propósito e que algum tipo de ser inteligente está por detrás desse propósito” ele disse ao programa de Radio BBC 4’s Today.

“Se nós atirássemos um punhado numa ilha e eles criássem-se por si mesmos eu penso que eles acreditariam em Deus.”

Numa conferência a ser dada no Instituto da Universidade de Cambridge’s Faraday na Terça-feira, o Dr. Barrett irá citar experiências psicológicas realizadas em crianças que ele diz mostram acreditar instintivamente que quase tudo foi criado com um propósito especifíco.

Em um estudo, (crianças de) seis e sete anos de idade a quem foram perguntados porque o primeiro pássaro foi criado responderam “para fazer música agradável” e “porque faz o mundo parecer mais bonito”.

Uma outra experiência em bebés de 12 meses de idade sugeriu que eles ficaram surpresos por um filme, em que uma bola aparentemente criou de um montão desordenado, uma pilha ordenada de blocos.

Dr. Barrett disse que há evidência que mesmo na idade de 4 anos, crianças entendem que embora alguns objectos são feitos por humanos, o mundo natural é diferente.

Ele adicionou que isto significa que crianças são mais prováveis em acreditar no criacionismo do que na evolução, apesar do que possa ser dito pelos pais ou professores.

Dr. Barrett afirma que antropólogos encontraram que em algumas culturas, crianças acreditam em Deus mesmo quando ensinos religiosos são negados a elas.

“Crianças normalmente e naturalmente desenvolvem mentes tornando-as inclinadas para acreditar na divina criação e designio. Em contraste, evolução é anormal para mentes humanas; relativamente difícil de acreditar.

Para ler artigo original em inglês, por favor clique no link embaixo:

http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/3512686/Children-are-born-believers-in-God-academic-claims.html