quinta-feira, 26 de março de 2009

Racismo na Igreja Assembléia de Deus

Desde o ano de 1914 os lideres BRANCOS e dominantes da ASSEMBLEIA DE DEUS nos estados unidos fizeram esforços para EVITAR participações de pessoas NEGRAS em suas reuniões, ser membro ou mesmo ter algum cargo de liderança na igreja, alem dos lideres de Los angeles serem racistas e tentarem SEGREGAR os negros, eles temiam que algum negro ganhassee liderança e com isso iriam sofrer criticas dos racistas do SUL do estados unidos.
A alta cupula da ASSEMBLEIA DE DEUS por unanimidade criaram um grupo ESPECIFICO para negros das assembleias de Deus, um igreja da "igreja" que se chamada Igreja de Deus em Cristo, onde os negros deveriam frequentar la, separada dos BRANCOS da ASSEMBLEIA DE DEUS.
O carater racista e separatista dos brancos contra os negros nas assembleias de Deus so "melhorou" nas decadas de 60 e 70, onde nos estados unidos estouraram a revolução dos negros por direitos iguais em todo o Pais.
Ainda, so em 1994 com o chamado "milagre de Memphis" que "disolveu" a predominancia BRANCA e a segregação dos negros na assembleia de Deus(separação oficial, na pratica ja estava extinguido).
Mas o estudo ainda alerta que apesar de esforços(muitos poucos) para se tornarem unidos, sem segregação racial, esforços reais nunca foram feitos, o rascimo ainda se esta presenta na assembleia de Deus do norte do continente, e essa segregação ainda é mais forte em igrejas locais.
O autor fez suas pesquisas alem de noticias e jornais antigos, entrevista com diversas pessoas, ele utilizou os arquivos do Flower Pentecostal Heritage Center, onde muitas informações sobre o movimento pentecostal pode ser pesquisado.
FONTE: Livro - Race and the Assemblies of God Church: The Journey from Azusa Street to the "Miracle of Memphis".
ESCRITOR: Joe Newman
EDITORA: Cambria Press (Maio 18, 2007)

Um comentário:

  1. Excelente blog. a segregação racial em Africa, sempre foi uma ameaça. Esta situação inclusive tem sido notória nas Igrejas, trabalhei em Africa e constatei varias vezes isto, na sociedade e na Igreja. O corpo de Cristo precisa de unidade.

    ResponderExcluir