A casa Betel esteve fechada durante 20 anos devido a proscrição desde o ano de 1974 até o ano de 1994.
Quando finalmente reabriu as portas em 1994 havia muito trabalho para fazer.Conheça esse importante centro da adoração verdadeira em Cuba.
Esta é a atual casa Betel de Cuba:
Como você vê é isso: 'uma casa' e embora pareça mentira, é daqui que se atende as necessidades espirituais de quase 90 mil publicadores. Como poderá ver a seguir, é um esforço enorme o que os nossos abnegados irmãos fezem. Atualmente a casa tem três andares e vai aumentando dentro do que é possível. Façamos uma breve visita pelas suas dependências:
Esta é a recepção:
Como muitos de nossos irmãos não têm aparelhos de vídeo, alguns veêm a Betel para assistir aos videos da Sociedade, como a mãe e seus filhos que estão na foto.
Aqui já começamos a visita com o irmão que nos guia. Como pode ver os corredores são muito estreitos.
Vejamos agora alguns departamentos:
Lavanderia
A lavanderia fica no terraço, ao ar livre, por razões obvias. Uma vez que aqui faz muito calor e é úmido, as vezes sofocante. A lavanderia precisa de boa ventilação.
A roupa é passada à mão e todo é feito de maneira quase artesanal. Os irmãos podem deixar até 12 peças de roupa por semana. Cada betelita lava sua roupa íntima.
A impressão:
A impressão é feita numa offset antiga. As revistas são impressas em duas cores. Como podem ver nessa foto atrás do irmão, a máquina puxa folha por folha para imprimir. O governo permite imprimir uma revista Sentinela para cada publicador e uma Despertai! por familia. Recentemente tiveram que arrumar a impressora e solicitaram permissão para o governo, para trazer temporareamente as revistas do México, o que foi autorizado e os irmãos receberam algumas edições coloridas. Agora, a impressora foi arrumada e funciona novamente. Mas é relevante que enquanto o México demora 1 hora para imprimir 90.000 revistas aqui demora vários dias. Tudo é manual. Um trabalho árduo.
Repare no departamento de despacho:
Que é pequeno, mas é daqui que se organiza e distribui as revistas por todo o país.
Refeitório:
Este é o refeitório para 104 betelitas. Aqui também estudam A Sentinela. Como é de se esperar, os betelitas não moram na casa Betel, pois literalmente não tem lugar. Alguns moram em casa próprias e outros em casas alugadas. Quase ninguém tem carro, sendo a bicicleta o meio de transporte mais utilizado. Alguns irmãos moram num raio de 5 Km, outros mais longe ainda. Um casal nos contou que eles moram bem longe de Betel e que há algum tempo tinham que levantar às 5 da manha para chegar a tempo para a consideração matutina. O irmão carregava a sua esposa na garupa da bicicleta. A esposa abraçava sue marido pela cintura, de maneira que se durante o percurso ela dormisse, ele imediatamente ia sentir e acordá-la para que não caísse da bicicleta. Agora felizmente o governo autorizou Betel para comprar um micro ônibus, que vai buscar os irmãos que moram mais longe. Outros, moram em casas que tem só um banheiro e devem se organizar muito bem. Cada um tem um horário para usar o banheiro de manhã. A questão é que todos devem chegar a tempo para o café da manhã.
Aqui está o meio de transporte mais utilizado pelos betelitas:
As bicicletas! e quanto ajuda para manter a forma!
Quais são os veículos que Betel possui?
Pois aqui estão!! São automóveis dos anos 50 e 52!!! É claro que os irmãos muito bondosos nos permitiram entrar neles. Estão originais e em boas condições!!
E além disso têm dois caminhões:
Este é um deles com os quais distribuem as revistas em todo o país.
Como podem atender quase 90 mil publicadores literalmente através de 'uma casa'? Acredito que a maioria dos betelitas de outros países que vivem em instalações maiores e que sabem todo o trabalho que envolve um Betel concordam comigo ao dizer que: 'é um milagre'. Só Jeová pode fazer acontecer essas coisas. Por outro lado, minha esposa e eu, ficamos sumamente impressionados com o exemplo de abnegação de cada um dos Betelitas de Cuba, que carecem de recursos e têm uma imensa dificuldade para superar e com a ajuda de Jeová conseguem atender os interesses espirituais de todos os irmãos da ilha. A verdade é que devemos orar a Jeová, para que ajude os nossos irmãos a fazer uma filial maior de acordo com o crescimento que têm.
Há um grande potencial de crescimento, levando em cinsideração que dirigem 130 mil estudos. Sem dúvida o trabalho que os irmãos fazem na obra de pregar é elogiável. Que Jeová os abençoe, os cuide e os proteja para que sigam em frente com a obra de declarar seu nome a todas as pessoas do território.
Gostaria de saber o endereço deste Betel, para poder visitá-lo, ... fui para Cuba recentemente e voltarei no final do ano novamente.
ResponderExcluirObrigado.
Jose San Marti